6 erros mais cometidos pelas empresas em ligações - Prestus

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6 erros mais cometidos pelas empresas em ligações

 

A sua empresa tem um bom atendimento telefônico? Dê uma olhada em nossa lista e tire suas conclusões

A ligação telefônica é um ponto chave para as empresas. Primeiro, porque pode se tratar de um potencial cliente ao telefone e, assim, uma oportunidade de vendas.

Por outro lado, pode ser um cliente com um problema, que precisa resolvê-lo rapidamente e, é justamente nessa hora que a empresa precisa impressionar o cliente.

Mas, nem sempre as empresas atendem o telefone e lidam com as ligações da maneira certa.

Fizemos uma pequena lista que vai ajudar você a combater os principais erros durante uma ligação telefônica.

#1. Não ter atendimento telefônico

Muitas empresas acreditam que, com a conectividade que temos hoje, o atendimento telefônico é desnecessário.

Muitos acreditam que e-mail, serviço de help desk e comunicadores online, como Skype, substituem o telefone, e isso não é verdade.

Nada substitui o contato humano e direto e, o telefone é a melhor maneira de um contato próximo. Portanto, não divulgar o seu telefone (ou não ter um) é um grande erro.

Você não vai sobreviver sem um atendimento telefônico. Por isso, encontrar um serviço de escritório virtual pode ser o primeiro passo para que você saia das sombras do atendimento e profissionalize o atendimento da sua empresa.

Não ter atendimento telefônico em sua empresa é um grande erro.

Não ter atendimento telefônico em sua empresa é um grande erro.

#2. Atender com a saudação errada

É a sua saudação, durante uma ligação telefônica, que vai definir o tom da conversa, uma vez que essa é a primeira coisa que o seu interlocutor vai ouvir.

Se você atende com “alô”, está fazendo tudo errado. Siga os serviços profissionais de atendimento e escritórios virtuais e saúde suas ligações do jeito certo.

Para isso tenha em mente que, a saudação correta precisa ser gentil enquanto você atende e, conter o nome da empresa, nome do atendente e uma saudação (bom dia, boa tarde, boa noite, etc.).

Essa é a melhor maneira de começar bem um atendimento telefônico e passar uma ótima impressão.

Todo serviço profissional de atendimento telefônico leva a saudação em conta, uma vez que essa é a primeira impressão em um atendimento telefônico. E a primeira impressão é a que fica.

#3. Deixar o telefone tocar demais

O fato de você deixar o telefone tocar demais vai passar a impressão que a sua empresa é desorganizada e, não se preocupa com a comodidade do cliente.

Você precisa atender o telefone entre o segundo e o terceiro toque.  Isso mostra que você tem consideração pelo cliente e, que a ligação do cliente é importante para a sua empresa.

#4. Conversas paralelas durante a ligação

Todo mundo já esteve em uma ligação em que o som de conversa ao fundo era evidente e atrapalhou a ligação. Ou em uma situação em que pediu para falar com alguém e, ouvir esse mesmo alguém pedir para avisar que não está na empresa, ou que não pode atender. Essas 2 situações são muito comuns para a qualquer um de nós.

Se você tem um parque de atendentes, certifique-se que o som é agradável e que o silêncio prevalece. Se o seu serviço é terceirizado, como um escritório virtual, faça ligações periódicas para assegurar que o atendimento telefônico tem a mesma qualidade.

Para evitar isso, quase todo telefone tem uma tecla mute, que deixa o telefone mudo, enquanto você conversa com alguém para pedir uma informação, ou avisa a alguém sobre uma chamada.

Peça um minuto, diga que vai verificar, ou que está aguardando o sistema processar a solicitação, coloque a ligação no mudo e dirija-se a quem você precisar.

Esse pequeno gesto mostra profissionalismo e, faz com que o seu atendimento ganhe pontos com clientes.

Evite os ruídos nas ligações telefônicas. Use a tecla mute.

#5. Não passar recados

Quantas vezes a pessoa com quem queríamos falar estava na sala, pedimos para deixar um recado e não tivemos retorno?

Para evitar que isso aconteça, quando alguém ligar e pedir para deixar um recado, abra o seu e-mail enquanto a pessoa dita o recado, e envie um e-mail para o destinatário com o recado transcrito.

Se os recados não chegam até você, está tudo errado. É melhor contratar um serviço de escritório virtual com atendimento e recados profissionais, do que ficar à mercê de um trabalho mal feito.

Assim não há desculpas para que as pessoas não recebam o recado.

#6. Perder ligações

Muitas vezes não podemos estar em trânsito ou mesmo no escritório, mas ocupados, o que nos impede de atender um novo cliente. Uma ligação perdida pode ser uma oportunidade desperdiçada, que vai para a concorrência, no minuto seguinte!

Se a sua empresa deseja ter um atendimento excepcional, precisa garantir que não se perca mais ligações, independente do horário.

Ter um atendimento 24 horas na sua empresa custa, hoje, mais barato do que você imagina e, ainda evita que sua concorrência atenda o cliente que você não pôde atender.

Faça do atendimento telefônico o ponto forte da sua empresa

Com essas dicas simples e fáceis a sua empresa pode acabar fazendo do atendimento telefônico um grande diferencial do seu atendimento. Não é preciso muito para ter um atendimento elegante e educado.

Gentileza e cordialidade nunca são demais quando o assunto é atendimento e relacionamento e, por isso, não será nada mal se a sua empresa for reconhecida por isso.

Se você quer experimentar um atendimento profissional na sua empresa, experimente os nossos planos de escritório virtual.

1 comentário para 6 erros mais cometidos pelas empresas em ligações:
Edilson Soares
comentou em 28/09/2017

Bom

 

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Evite os ruídos nas ligações telefônicas. Use a tecla mute.

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Publicado - 13/08/2014


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