5 lições do filme FOME DE PODER: A história do McDonald’s

 

Atenção: não contém spoiler! Somente sinopse.

Você é empresário, empreendedor, apaixonado por negócios e ainda não viu o filme Fome de Poder? Então corre para assistir!

Fome de Poder! Melhor nome não há para o filme que conta a história de um monstro dos negócios mundiais: o McDonald’s!

Veja 5 lições do filme para os negócios e para a vida:

1)   TENHA FOCO: Parece clichê, mas não é. Todos os dias ouvimos falar em ter foco nos negócios. O filme demonstra muito bem isso, o que é focar, se aprofundar no seu negócio e não permitir que outras pessoas tirem o seu foco. Não há uma fórmula mágica para “aprender a focar”. Mas, certamente percebemos quando estamos ou não focados.

Focar é ter direção, saber para onde ir e, se não souber, focar em descobrir para onde quer ir!

2)   PERSISTA: Deu errado na primeira tentativa e já vai desistir? Bem, Einstein disse que só foi possível chegar a acertos depois de ter passado por muitos erros e que os erros não foram erros, e sim, outras formas de fazer as coisas!

Errou? Mude a estratégia, mude a fórmula. Não é possível obter um resultado diferente fazendo a mesma conta. Se você tem um objetivo profissional, persista, barreiras virão aos montes e lá na frente, muito possivelmente, você entenderá que essas barreiras fizeram você chegar ao resultado final positivo.

3)   ENCONTRE AS PESSOAS CERTAS: Você tem um grande amigo ou um parente incrível, uma pessoa maravilhosa, que você conhece há anos e por quem tem um imenso carinho, mas esta pessoa não necessariamente tem o tino para o seu negócio e vocês insistem em uma parceria profissional que não dá certo! Neste contexto, mude sua direção, encontre as pessoas certas! Pense que, neste caso, é uma relação profissional e se você não tem conhecimento suficiente em uma determinada área de atuação que é fundamental para seus negócios, encontre quem tenha! Você não precisa saber de tudo, mas precisa ter ao seu lado as pessoas certas.

4)   CUIDE DAS FINANÇAS: Nem sempre um negócio que está indo muito bem nas vendas pode estar gerando lucro. Pelo contrário, o investimento é alto, as despesas fixas são grandes e o caixa não roda! Às vezes é um mínimo detalhe que está onerando seu caixa, por exemplo, um maquinário que consome muita energia e que, depois de revisado, poderia ter uma peça trocada que geraria menos gasto de energia.

Acompanhe de perto, sempre, as finanças do seu negócio, mesmo com alguém de confiança olhando isso, é uma área fundamental e que deve ter sua atenção.

5)   SAIA DE TRÁS DA MESA E COLOQUE A MÃO NA MASSA: Planejar, criar planilhas, desenhar processos e escrever procedimentos faz parte dos negócios e é extremamente necessário e importante. Porém, é fundamental conhecer o básico do seu processo. Por exemplo, se você vende sorvete de fabricação própria, saiba como fazer este sorvete. Uma coisa é saber na teoria, outra coisa é colocar a mão na máquina que faz o sorvete, ver aonde liga, desliga, o que mistura com o que, qual o tempo de preparo, etc. Talvez, os funcionários apenas façam isso repetidamente, todos os dias, e você tenha outra visão do processo, podendo descobrir melhorias. Coloque a mão na massa sem medo. O negócio é seu!

Todas essas lições são explicitadas no filme, ao longo da história, mas, tomamos o cuidado de não citar os exemplos do filme para não “espoilar” nossos leitores!

O filme, estrelado por Michael Keaton, está disponível no Netflix!

Desejamos sucesso em seus negócios!
Abraços e até o próximo post!

Tem uma opinião sobre esse artigo? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimized with PageSpeed Ninja