0800 60 Clique para ver
03 LIÇÕES DE LIDERANÇA COM ELON MUSK
Independentemente do tamanho do seu negócio ou da sua empresa, liderar é preciso!
Lições de liderança com Elon Musk
Recentemente Elon Musk foi notícia ao servir de exemplo de liderança, por meio de um e-mail enviado aos seus funcionários em que demonstrava extrema preocupação com o registro de acidentes em suas linhas de produção, colocando-se à disposição para acompanhar tudo de perto e dar todo o respaldo necessário a quem tivesse se acidentado, tudo de forma muito humana e próxima de seus funcionários.
Pois bem, para quem não o conhece, Elon Musk é um bilionário empreendedor sul-africano, dono da SpaceX, empresa voltada para a exploração aeroespacial, cujo principal projeto é o de colonização de Marte; Musk também fundou a Tesla, empresa especializada em carros elétricos, e foi nesta empresa que ele enviou o primeiro carro ao espaço, além disso, trabalha arduamente em um projeto para tornar viável o carro elétrico em todo o mundo. Ele também criou o conhecido meio de pagamento Paypal. Ufa, que currículo, não é mesmo?
E com este currículo, naturalmente, ele não faz praticamente nada sozinho, tem o auxílio de uma equipe gigante, de muitos braços e mentes.
Acompanhe 03 lições de liderança do multi empresário Elon Musk
1. Não gerencie seus negócios do alto de uma torre de marfim
Este foi um dos trechos do e-mail de Musk enviado aos funcionários. “Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura. Gerentes precisam colocar sempre a segurança de sua equipe acima da sua própria”, afirmou o empresário.
Se você lidera de forma muito distante da sua equipe, naturalmente vai criar uma barreira entre vocês, e um líder precisa estar próximo de seus liderados, portanto, vá até a linha de frente, converse, olhe no olho, pergunte, entenda o que se passa na sua empresa e ouça o que as pessoas têm a dizer.
2. Demonstre importância pelas pessoas da sua equipe
Se você não passa uma impressão de que se importa com quem faz o seu negócio girar, isso pode lhe causar muitos problemas, a começar pela falta de empatia da equipe por você e, consequentemente, pelo seu negócio, podendo refletir diretamente no rendimento dos funcionários.
No e-mail de Musk ele deixa claro que se importa com as pessoas ao seu redor: “Eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção”. Gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem”, explica Elon Musk.
Dessa forma não há como não ter empatia pelo líder!
3. Seja natural e espontâneo
Liderar não é atuar, encenar. É muito importante que haja naturalidade e espontaneidade ao demonstrar interesse em se aproximar de sua equipe, do contrário, pode ser um tiro no pé. Musk disse aos funcionários, pelo e-mail, “Não há palavras que possam expressar o quanto eu me preocupo com a sua segurança e bem-estar”.
Ele foi natural e espontâneo e, com certeza, isso vai se confirmar nas suas atitudes após o envio da mensagem, de fato encontrando os acidentados pessoalmente e proporcionando todo apoio.
DICA BÔNUS: Para lhe ajudar a se dedicar aos aprendizados de uma liderança eficiente, a Prestus Secretárias Compartilhadas pode lhe auxiliar significativamente, realizando o atendimento receptivo e ativo dos seus clientes e potenciais clientes, em nome da sua empresa, 24 horas por dia, se necessário. Quer saber como funcionam esta e outras funcionalidades da Prestus? Basta agendar uma consultoria grátis com um dos nossos especialistas em atendimento e vendas ou, se preferir, visite nosso site.
Seja um líder exemplar, bons negócios e até o próximo post.
Notice: Undefined variable: aria_req in /var/www/wp-content/themes/prestustheme/comments.php on line 51
Notice: Undefined variable: aria_req in /var/www/wp-content/themes/prestustheme/comments.php on line 55
Ultimas postagens
SAC: O que é e como estruturar na sua empresa
Sem categoria - 01/09/2020
O SAC é a sigla que representa o Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou seja, é o contato direto entre a empresa e seus clientes ou potenciais clientes, através de diferentes canais de comunicação. O Serviço de Atendimento ao Consumidor […]
Experiência do Cliente: 5 dicas para personalizar a jornada do usuário
Sem categoria - 18/08/2020
A transformação digital veio para ficar e com ela o empoderamento dos consumidores. Com os indivíduos cada vez mais bem informados, oferecer experiências ricas é um passo fundamental e cada vez mais necessário para que uma empresa tenha sucesso […]
Alexandre Borin
Produtividade
Publicado - 28/05/2018
Pesquise no blog
Receba nossa NewsLetter!
Fique por dentro das melhores dicas de atendimento e empreendedorismo
Escreva seu comentário: